segunda-feira, 5 de março de 2012

Registro Diário de Aula


A História do Carnaval

Os festejos carnavalescos foram trazidos pelos portugueses com o nome de entrudo. Era uma brincadeira violenta, onde os foliões lançavam farinha, tinturas e até água suja. Foi proibida oficialmente e aos poucos as batalhas passaram a usar confete e serpentina.

No século XIX, surgem o frevo e o passo, dando ao carnaval de Pernambuco uma identidade única no Brasil. A partir de então, operários urbanos organizaram as primeiras agremiações nos bairros populares.

No início, muitas corporações mantiveram identidade profissional: os caiadores desfilavam juntos, assim como os lenhadores. Mas, com o tempo, foram sendo criados clubes mais abertos, com nomes engraçados: Canequinhas Japonesas, Marujos do Ocidente, Toureiros de Santo Antonio.

Ao lado dos maracatus, dos ursos, dos caboclinhos, das escolas de samba, estes clubes, troças e blocos, unindo as influências européias, africanas e indígenas, transformaram o carnaval de Pernambuco no maior caldeirão cultural do Brasil.

Para saber mais da História do Carnaval

A palavra carnaval deriva do latim carne vale (abstenção da carne) - pois a festa sempre foi comemorada no período que antecede a quaresma, quando se praticava a abstinência da carne. Como diversão popular, o carnaval assume as peculiaridades dos lugares onde ocorre. Todos os carnavais são reminiscências das festas dionisíacas da Grécia Antiga, das bacanais de Roma e dos bailes de máscara do Renascimento.

Se você quer saber mais sobre o Carnaval de Pernambuco, visite a Casa do Carnaval. Ela fica no Pátio de São Pedro, casa 52, bairro de São José, e possui um belo acervo de máscaras, estandartes, roupas de antigas agremiações, além de documentos e mais de mil

O Carnaval de Olinda destaca-se pela participação popular, sendo um dos mais autênticos e espontâneos carnavais do Brasil. A alegria do frevo, o calor da multidão e é a magia do centro histórico criam uma atmosfera mágica e alegre, capaz de encantar a todos que fazem parte desta mistura.

Viver a magia do Carnaval de Olinda, participando dos blocos, fervendo nas ladeiras e olhando os bonecos gigantes é um momento único, encantado.

Em Olinda, os blocos e agremiações carnavalescas sobem e descem as ladeiras com irreverência e muita animação. As ruas estreitas se enchem de foliões que cantam e segue cada bloco fazendo o legítimo carnaval, o carnaval de rua. O Carnaval de Olinda e o melhor Carnaval de Rua do Brasil! Todos os blocos passam em frente ao Hotel Pousada Peter, na Rua do Amparo. É, sem dúvidas, um dos locais mais privilegiados, para se acompanhar este belo carnaval. Conseqüentemente os preços das acomodações estão no "Sitio Histórico da Cidade Alta" no Carnaval atualmente como aqueles no Rio de Janeiro, e Salvador.

O Hotel Pousada Peter fica numa das ruas mais famosa
s da Cidade Antiga de Olinda, a Rua do Amparo 215, um verdadeiro corredor cultural e artístico, onde passam todos os grupos que participam e fazem o mais autêntico, participante e bonito Carnaval do Brasil, o Carnaval de Olinda, com seus bonecos gigantes, suas fantasias, seus maracatus, afoxés, blocos, clubes e troças.Todos os anos, uma multidão de foliões chegam de todas as partes para desfrutar da beleza do carnaval que acontece dia e noite nas ruas estreitas e ladeiadas da cidade tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade. Mais de 500 agremiações, registradas oficialmente, alegram a cidade durante o carnaval. Na verdade, este número é bem maior já que todos que brincam em Olinda se fantasiam e criam seus próprios blocos.