segunda-feira, 5 de março de 2012

Educador: Luis Carlos da silva Coletivo:SERRA 1 - “Nada é pequeno onde o amor é grande” Horário: 13: 00 ás 17: 00 Registro Diário de Aula

Registro Diário de Aula

· Objetivo Especifico: Identificar-se como um protagonista, na sociedade, na escola, na comunidade etc.

· Dinâmica: O Pão

Separar em dois grupos A e B, com a mesma quantidade de pessoas de cada lado e coloca-se um pão na frente dos grupos em uma cadeira, dentro de um prato, o grupo que comer primeiro ganha.

· Filme: Desafiando Gigantes

· Leitura do texto: Protagonismo Juvenil.

· Socialização do texto com os educando, fazendo com que os mesmos, façam uma reflexão do que é ser protagonista e se ele se considera um.

· Pedir aos alunos que eles identifiquem na comunidade os protagonistas.

Texto: Protagonismo juvenil

O conceito de protagonismo juvenil no Brasil foi divulgado por intermédio do professor Antonio Carlos Gomes da Costa, consultor, pedagogo, Projeto Aliança com o Adolescente. Entre tantas pesquisas realizadas por ele, descobriu que a palavra protagonismo significa:

Pronto- o primeiro, o principal.

Agon- ator, agente.

Assim na Grécia, o protagonista era o lutador principal de um torneio, o detentor do título, e o âmbito de seus interesses individuais e familiares e que pode ter como espaço a escola , a vida comunitária e até mesmo a sociedade em sentido mais amplo, através de campanhas, movimentos e outras formas de mobilização que transcendem os limites de seu bairro, ou comunidade.

A participação autêntica dos jovens pressupõem sempre um compromisso com a democracia. Conquistar, fortalecer e ampliar a experiência democrática na vida das pessoas, das comunidades e dos povos e será sempre o objetivo maior de todo protagonismo juvenil autentico. Trata-se, para o adolescente, de uma oportunidade de vivência cidadã concreta, como etapa imprescindível do processo de desenvolvimento pessoal e social pleno.

As ações das pessoas, grupos e organizações, visando intervir no curso da vida social, são decididas , planejadas, executadas e avaliadas. A participação ou não dos adolescentes em cada uma dessas etapas é que vai nos permitir aquilatar a natureza e o degrau de seu envolvimento e comprometimento na compreensão e operação do seu encontro social.